Orelha escrita pelo querido amigo e jornalista Paulo Rossi para o nosso Sonhos Olimpicos:

O sonho olímpico se avizinha e tem data marcada para virar realidade. Em 5 de agosto de 2016, o continente sul-americano receberá sua primeira Olimpíada. A honra caberá ao Brasil e ao Rio de Janeiro. Uma cidade de sonho carrega a responsabilidade de aproveitar os ventos olímpicos para enfrentar – e superar – seus pesadelos.

Desde já, projetamos heróis, momentos de glória, façanhas com tintas de eternidade. Vislumbramos, ao mesmo tempo, histórias de sofrimento, fisionomias de decepção, ares de arrependimento. Bons e maus sonhos misturados, como uma noite mal dormida, formando um ponto a mais na linha do tempo olímpica.

O talento polivalente de Clara Arreguy azeita as engrenagens dessa máquina onírica. A assinatura de jornalista aparece na pesquisa acurada, que nos faz mergulhar em fatos inusitados e memoráveis dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O esmero de cronista tece rica teia de contextualizações, a nos ensinar que a história segue caminhos por vezes desconexos, mas cheios de sentido. A criatividade de romancista produz personagens tão reais quanto inventados. Gente como a gente, com quem gostaríamos, mineiramente, à Clara Arreguy, de engatar dois dedinhos de prosa.

Ao nos permitir uma viagem no tempo e no espaço do esporte – e da cultura, da política, do sentimento –, a autora abre as portas de nossos sonhos olímpicos, paraolímpicos, brasileiros, universais. Que bom seria se não houvesse hora para acordar…

Paulo Rossi, jornalista

Posts recomendadosVer Todos