Começamos hoje a publicar textos de orelha, prefácios, posfácios e resenhas de nossos livros. Estreamos com o texto escrito pelo Tostão, craque da bola e das letras, para a quarta capa do Segunda Divisão (Editora Lamparina, 2005), nosso primeiro romance publicado.

“Dizem que há no Brasil poucos livros sobre esporte, especialmente sobre futebol. Não é mais assim. Nos últimos anos, surgiu um grande número de publicações com abordagens técnicas, táticas, psicológicas, sociológicas, de humor e de todos os tipos.

O livro Segunda divisão, escrito pela Clara Arreguy, não é mais um livro sobre futebol. É um livro original, gostoso, informativo e excepcional.

Clara Arreguy narra as 24 horas que antecedem uma decisão do campeonato brasileiro da segunda divisão entre a equipe paulista do Arapiara e o Santa Fé, de Minas Gerais.

O livro conta em detalhes, de uma maneira precisa e real, os sonhos, dramas e incertezas dos personagens do jogo, como atletas, técnicos, repórteres e todas as pessoas envolvidas de alguma forma com a decisão.

O que mais me impressiona no livro é o conhecimento que tem a Clara Arreguy desse mundo, especialmente de jogadores de clubes de segunda divisão, que não são conhecidos e badalados como os grandes craques da série A. Os diálogos são sensacionais.

Somente uma mulher, com sensibilidade e conhecimento do assunto, poderia fazer isso com tanta realidade, poesia e clareza – sem trocadilhos.

Mais interessante ainda é o fato da Clara Arreguy ser uma brilhante jornalista da área de cultura. Foi editora-chefe desse caderno do jornal Correio Braziliense, um dos mais importantes do país. Antes, ela escrevia belíssimos textos no caderno de cultura do Estado de Minas.

Clara Arreguy é apaixonada por futebol e pelo Atlético. Daí tantos conhecimentos sobre o assunto. Além disso, faz parte de uma família com tradição em jornalismo, cultura e esporte.

Este é um livro imperdível para quem gosta de ler e adora futebol.”

Tostão é x-jogador de futebol e atualmente cronista esportivo

Posts recomendadosVer Todos