Conheci a Mônica Santos de Oliveira no fim do ano. É irmã do meu querido amigo Rogério Santos. Filha e namorada de pessoas que também amo e admiro. E me deu de presente o livro Pedro Ivo – Autismo em Prosa e Verso (Editora Getsêmani), no qual narra sua luta como mãe do menino (hoje um homem) que dá nome ao livro e que lhe ensinou a lutar e resistir num campo difícil para qualquer um.

As dificuldades naturais da pessoa autista variam de acordo com cada caso. Em tantas das vezes as mães resistem sozinhas, por ter mais resiliência que os pais? Pela criação para servir, não importa os obstáculos? Pela educação para amar incondicionalmente e nunca abandonar quem delas precisa? Não tenho a resposta.

Sei que Mônica relata com emoção e às vezes até com diversão todos os percalços enfrentados por ela e seu filho na construção de uma existência fora dos parâmetros ditos normais. A busca de todos, autistas ou não, afinal, é pela felicidade, é por sobreviver com dignidade, respeito e amor, em condições e tempos sempre adversos. Um belo relato. Obrigada, Mônica, por partilhar sua experiência.

Posts recomendadosVer Todos