No início do mês, estivemos em Santa Catarina para a abertura da exposição do Paulo de Araújo, 3XNeusa, agora no Museu de Arte de Joinville. A primeira mostra havia sido em dezembro de 2009, em Caxias do Sul (RS).
Contendo três séries de fotos feitas com a atriz Neusa Thomasi, santa-mariense, como o fotógrafo, a exposição percorre tempos e linguagens distintos. A primeira série, Retorno ao primitivo, foi feita em 1988, em Caxias, em filme preto e branco. A segunda, Joinbike (foto), em Joinville, em 1992, em negativo cor. A terceira, Printemps, em Paris, em 2007, com câmera digital.
As séries também têm apresentações diferentes: as fotos pb foram impressas em lona vinílica; as coloridas, em acrílico, ambas em grandes formatos; e as fotos digitais são projetadas num telão.
Além de mostrar o trabalho, Paulo ministra uma oficina para jovens interessados no olhar para a fotografia. Fala – e mostra – sobre a evolução da técnica e da linguagem, ensina-os a revelar um filme, a explorar as possibilidades.
Foi um sucesso que nos encheu de orgulho e alegria. Sem falar no reencontro com grandes amigos das terras catarinenses.
Beijins!
Posts recomendadosVer Todos
Delicada e forte carpintaria literária
Diferentes emoções numa impressionante coleção de contos
Silêncio! Precisamos ouvir o canto da iara
Nas alturas escarpadas da estética
Falta de pensamento e de contato com a realidade, e a canalhice de sempre
Meu mais novo amigo de infância