Hoje é um dia de muitos aniversários importantes na minha vida, mas não posso deixar de mencionar o do meu tio João Etienne Arreguy Filho, ou simplesmente Etienne, ou, para os sobrinhos, Padrinho. Professor, poeta, jornalista, ator, diretor de teatro e até técnico de basquete, Etienne foi uma lenda em Belo Horizonte. Descobridor dos “quatro cavaleiros do apocalipse” – Fernando Sabino, Hélio Pellegrino, Paulo Mendes Campos e Otto Lara Resende -, criador do Grupo do Teatro em Família, Etienne faria 103 anos neste 30 de março.

Nós, da família, autorizamos a publicação de um texto de sua autoria na antologia Escritor por Escritor – Machado de Assis Segundo Seus Pares, da Imprensa Oficial de São Paulo. Organizado por Hélio de Seixas Guimarães e Ieda Lebensztayn, o livro saiu no ano passado e traz, além do nosso Etienne, contribuições de nomes como Oswald de Andrade, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade, Ariano Suassuna, Aníbal Machado, Lygia Fagundes Telles, José Lins do Rêgo e Érico Veríssimo, entre tantos do primeiríssimo time das letras nacionais.

É uma forma de manter viva a memória desse intelectual completo, do eterno professor e Padrinho, que marcou para sempre todos que tiveram a felicidade de conviver com ele em salas de aula, redações, palcos, quadras e mesas de bar. Salve, Etienne, viva o Padrinho!

Posts recomendadosVer Todos