Acabo de ler o livro com a reportagem “Segredos do Conclave” (Geração Editorial), de Gerson Camarotti, jornalista pernambucano radicado em Brasília e que trabalha para a Globo News. Especialista em cobertura de temas vaticanistas, Camarotti “causou” ao obter entrevista exclusiva com o Papa Francisco em sua visita ao Brasil. A íntegra da conversa está contida nesta segunda edição do livro, que informa inclusive que Francisco revelou a Camarotti ter lido partes da primeira.

Como costura a cobertura do conclave que elegeu Francisco com textos sobre o conclave de Bento XVI e outros momentos, como a visita de Ratzinger ao Brasil e outras entrevistas, o livro acaba pecando por alguma repetição. Faltou uma edição que “limpasse” informações repetidas, que desse maior homogeneidade e harmonia ao texto final.

De qualquer maneira, trata-se de trabalho repleto de informações sobre a Igreja Católica no Brasil, na América Latina, no mundo, sobre os caminhos da evangelização, sobre as personalidades de Francisco, Bento, cardeais e bispos de relevo na história recente da Igreja e do Brasil.

Bisous!