Pra quem adora futebol, inclusive ler e escrever sobre o tema, custei a descobrir a editora Dolores, especializada no tema. Raul Andreucci me convidou pra fazer o prefácio de um livro deles que ainda está pra sair, sobre a paixão pelo esporte na América Latina, daí tomei conhecimento e aos poucos vou tendo acesso a obras interessantes e importantes.

A primeira que li foi NC5 contra a lei do impedimento, de Lucio Branco e Nei Conceição. O ex-craque do Botafogo, dos tempos de glória que deram ao clube carioca o epíteto que carrega até hoje, é o tema de um livro pequeno em formato mas lindo e substancioso.

A obra resulta de um projeto de Lucio Branco que abrangia três ícones daquele tempo. Afonsinho, Paulo César Caju e o próprio Nei Conceição são respectivamente Barba, Cabelo e Bigode num filme com esse título. De material não aproveitado no longa e trechos inéditos surgiu o curta NC5 contra a lei do impedimento.

O título brinca com as grifes de atualmente (CR7, R9), mas a personalidade e o temperamento de Nei Conceição passam longe, embora o talento com a bola fosse de altíssima qualidade, Nei é um filósofo, dado a aforismos, a confrontar platitudes com raciocínio rápido e tiradas contundentes. “O impedimento tinha que ser impedido. Não existe esquema tático defensivo que consiga matar mais o ataque que o impedimento”, diz ele. Ou “O futebol atual devia ser menos atual”.

O livro consiste em conversas entre os dois autores e divagações de Nei Conceição sobre tudo em geral, a começar por sua carreira como volante do Botafogo, a convocação e a dispensa da Seleção de 70 (por indisciplina), os gênios de todos os tempos, como Pelé, Garrincha, Ademir da Guia e outros, jogos memoráveis etc. E é um primor de projeto gráfico, ousado, instigante, lindo.

Ah, que bom que a Dolores Editora está aí com seu acervo de obras que valorizam uma de nossas maiores artes, e com personagens do quilate de Nei Conceição. Já vou ler os outros livros da Dolores!

Posts recomendadosVer Todos