Já está em cartaz em Brasília o documentário Rock Brasília – Era de ouro, de Vladimir Carvalho, que abriu, hors concours, o Festival de Cinema da cidade, este ano. Pura emoção a história das bandas Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude, com alguns depoimentos também do pessoal dos Paralamas do Sucesso, cuja trajetória inicial também passou por aqui.
O consagrado cineasta (na foto com Renato Russo) reúne depoimentos e imagens incríveis, como o momento histórico do show em que a plateia do estádio Mané Garrincha entrou em confronto com Renato Russo, a Legião interrompeu o show após a invasão do palco por um fã ameaçador e o tempo esquentou, com pancadaria e polícia descendo o cacete. São cenas que ele próprio gravou e nunca houvera exibido.
Embora estruturado de forma convencional, é mais um filme que retrata Brasília, sua história cultural, suas paisagens e seus personagens, alguns realmente comoventes, como Briquet de Lemos, pai de Flávio e Fê, do Capital, ou Philipe Seabra, da Plebe, que sempre têm muito a dizer.
E viva o rock, viva o rock nacional, viva o rock de Brasília!
Posts recomendadosVer Todos
A descoberta do Brasil e outros deslocamentos
Delicada e forte carpintaria literária
Diferentes emoções numa impressionante coleção de contos
Silêncio! Precisamos ouvir o canto da iara
Nas alturas escarpadas da estética
Falta de pensamento e de contato com a realidade, e a canalhice de sempre