Pelo jeito, as mazelas norte-americanas vão estar todas nesta edição do Oscar. Além de “O Lobo de Wall Street”, também “Trapaça” mostra um pouco do american way of life por meio da história de um casal de trapaceiros. Nos anos 70, eles vivem de aplicar golpes nos incautos, fazem sua pequena fortuna, mas chamam a atenção de um agente do FBI, que os chantageia para ajudarem a capturar peixes maiores.

O filme de David O. Russell traz ótimas interpretações de Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper (os três na foto) e uma surpreendente Jennifer Lawrence, no papel da mulher traída do protagonista, que entra pra avacalhar e acontece – fora uma aparição pequena, mas digna de nota, de Robert De Niro, em mais um mafioso violento.

Com um roteiro cheio de reviravoltas e de lances cômicos, apresenta, portanto, muitos parentescos com o “Lobo”, embora um Scorsese seja sempre um Scorsese.

Detalhe não menos importante: ambos têm fantásticas trilhas sonoras. A de “Trapaça” é a trilha da minha vida, da minha adolescência nesses mesmos anos 70 tão bem reproduzidos.

Beijus!

1 thoughts on “O jeito americano de trapacear

  1. Unknown says:

    Você tem razão, a trilha "nosso tempo" é sensacional. Ótimas também as caracterizações da década de 70, com figurino que nós todos usamos naquele tempo. Agora o roteiro em si é bem fraquinha, né?

Comentários não permitidos.