Este romance não é apenas um romance. É também um delicioso relato de viagem, um guia útil para ciclistas, um ensaio geográfico cheio de minúcias e um conjunto itinerante de histórias de vida. A sensação é de que também viajamos à medida que lemos cada página do livro.

Com desenvoltura e atenção aos detalhes, Clara Arreguy descreve a jornada de uma mulher e seu grupo de amigos pelo Caminho de Santigo de Compostela. De bicicleta e acompanhados por um carro de apoio, os personagens empreendem – entre vários caminhos e desvios – uma viagem singular, feita de imprevistos, alguns perigos e belas experiências. E como se isso não bastasse, a autora ainda articula – à luz da memória – essa travessia a uma outra viagem, realizada pelos personagens dois anos antes, ao longo da Estrada Real – que liga o interior de Minas Gerais a Paraty, no Rio de Janeiro. O que evidencia mais uma vez a riqueza geográfica (e humana) do romance.

Com recursos habilmente assimilados na escrita pela autora, Siga as setas amarelas retoma, em um novo contexto, a chamada “road literature”, gênero ainda pouco explorado na literatura brasileira contemporânea. Um gênero que, dadas as peculiaridades da escrita de Arreguy, adquire aqui um inegável traço de originalidade, graças sobretudo ao entrecruzamento de culturas e experiências que nos traz. O perto e o longe, o particular e o coletivo, o místico e o prosaico, o Brasil e a Europa, Minas e Espanha, presente e passado se entrelaçam de maneira incomum, evidenciando que cada viagem é um aprendizado de vida.

Ao longo de todo o livro, acompanhamos os personagens ciclistas, conhecemos seus dramas, acertos e erros de percurso. Vemos que cada um deles tem sua motivação para percorrer o Caminho de Santiago. Cada um se move segundo dilemas e sofrimentos. Cada um se molda à própria expectativa diante do próximo caminho a seguir.

Siga as setas amarelas é um livro que, ao mostrar as belezas e os perigos que se acumulam numa viagem, vem nos ensinar que a vida está sempre na ordem do imprevisto.

Maria Ester Maciel, escritora

Posts recomendadosVer Todos