Num gesto generoso e na contramão da postura usual, o jornalista Bernardino Furtado celebrou seus 20 anos de reportagem com a publicação de um livro e uma exposição com o trabalho de fotógrafos que o acompanharam nesse período. São 20 fotógrafos do mais alto nível, de várias partes do país, inclusive o meu companheiro Paulo de Araújo, que comparece com imagens feitas durante matérias dos dois com os xavantes, no Mato Grosso, e sobre a transposição do Rio São Francisco.

O livro e a exposição se chamam Cumplicidade, mesmo nome do site que Bernardino mantém sobre o projeto e no qual se podem ver mais fotos. A abertura da exposição e o lançamento do livro foram na quinta passada, em Belo Horizonte, onde nos confraternizamos com várias gerações do jornalismo de qualidade.

O livro é sensacional, por conter imagens do Brasil e de brasileiros como pouco se vê na mídia. Gente normal, pobre, de cada rincão. Não há reportagens, apenas textos curtos e significativos sobre os “cúmplices”, mas o elogio à beleza do nosso povo e do nosso país, bem como o caráter de denúncia social, estão presentes em cada página.

Acima, o convite da exposição, que após BH poderá ser vista em São Paulo. E uma foto do Paulo com o Bernardino, feita por uma profissional contratada pela produção do evento.
Aqui, o link pro site, onde há mais fotos e mais detalhes: http://www.cumplicidade.org/.
Beijos!