Meu futuro livro sobre futebol, de Chico Macedo, edição do autor, tem como subtítulo “A Copa do Mundo do Brasil e outras histórias em futebolês fluente”, mas oferece muito mais do que anuncia. O escritor e jornalista, mineiro e brasiliense, usa o jargão do futebol pra falar da vida, ou seja, pra filosofar sem receios, pois acredita, como eu, que o esporte é metáfora e representação da vida e das principais questões que nos atormentam.

No caso dele, cruzeirense assumidamente doente, os tormentos ainda são maiores… Mas deixemos isso de lado. Como atleticana civilizada e cortês, não vou me ater às conversas comezinhas de torcida – embora o Chico, também com elegância, alerte aos torcedores do meu time que saltem a parte 3 do seu livro, pois se trata de páginas e mais páginas de louvação ao outrora campeoníssimo celeste.

Deixemos isso de lado, repito. O livro de Chico Macedo é uma delícia. Composto a partir de um blog que ele manteve pra comentar coisas do futebol, vai muito mais longe, se aprofunda em questões que vão até o segredo do universo, se referencia em fatos e personagens da cultura universal, enfim, dialoga, com inteligência e verve, com a inteligência e a graça dos melhores textos.

Além, é claro, de comentar futebol. Pois afinal, depois de muita tabelinha, bom mesmo é bola na rede. E que texto delicioso tem o Chico Macedo!

Posts recomendadosVer Todos