Na produção literária brasileira contemporânea, é raro encontrar livros de aventuras do tipo de Gird, o Quarto Mago, de Renato Modernell (edição do autor). Não se trata de lançamento. O livro é de 2012, mas ganhei de amigo oculto de Natal do sobrinho do autor, o Álvaro Modernell, companheiro da Casa de Autores, e fiquei curiosa com a história do eunuco persa que testemunha os momentos finais da vida de Jesus, lá no ano 33 d.C.

A história de Gird é repleta de aventuras. Persa, é vendido como eunuco para cuidar do harém do sátrapa de sua região, mas consegue fugir e fica conhecendo três figuras das quais todos já ouvimos falar: Baltasar, Gaspar e Melquior, os três reis magos. Já em avançada velhice, os sábios incumbem Gird de uma missão: voltar à terra dos judeus, onde três décadas antes estiveram para saudar o nascimento do Menino, e lhe dar novamente os mesmos presentes: ouro, incenso e mirra. Pra isso, lhe ensinam aramaico e o municiam pra pôr o pé na estrada.

Daí em diante, são aventuras e mais aventuras, entre montanhas e desertos, até que ele esteja em Jerusalém a tempo da Pessach, a festa durante a qual tudo vai acontecer. Narrativa daquelas que prendem o leitor, incapaz de abandonar Gird e seus desafios, Gird e o testemunho de uma história que, se não aconteceu, iluminou a mente criativa do escritor. Adorei!

Ah, por falar nisso, hoje é Pessach, a Páscoa da religião judaica. Chag Sameach! Boa Páscoa!

Posts recomendadosVer Todos