Margarida Patriota é uma escritora de Brasília que muito admiro e que me encanta a cada novo livro. “U’Yara, rainha amazona” (Saraiva), que terá um trecho lido nesta terça (25) no projeto “A Voz do Autor”, na Le Calmon, parceria da livraria com nosso Instituto Casa de Autores, é um delicioso romance para jovens.

Mas para leitores de qualquer idade, claro. Como em outros livros de sua autoria, Margarida domina a narrativa e mergulha na personalidade de sua protagonista, recriando tempo, costumes e linguagem, sem perder o senso de humor, marca da sua elegância.

U’Yara é uma menina que nasceu para liderar sua tribo – de cultura dominante feminina. Por ter perdido a mãe no nascimento, acaba criada por uma tia malvada. Mas a infância de agruras ajuda a forjar seu caráter guerreiro, sem lhe tirar o idealismo que a inspira a procurar modificar o mundo, seu mundo, dividido entre castas dos que podem tudo e dos que nada podem.

Com informações, verve, narrativa elaborada e sempre surpreendente, “U’Yara, rainha amazona” vai muito além do romance juvenil, com qualidades para agradar a todos os leitores. E inclusive os jovens que queiram uma experiência menos rasa e rasteira, com substância e valor.

Beijos!