Clara Arreguy coordenou, a convite de Dyandreia Portugal, o painel Gênero crônica como expressão literária. Contou com a participação de Astrid Kämpf Beutler, Grecianny Carvalho Cordeiro, Irislene Morato, Jania Souza e Melchíades Montenegro. São todos participantes da 91ª edição da Feira do Livro de Lisboa, a convite da Rede Sem Fronteira.
Após apresentação inicial de Clara sobre a história desse gênero tão brasileiro, que teve expressões como Machado de Assis, Lima Barreto, Rubem Braga, Clarice Lispector, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade e Luis Fernando Verissimo, cada qual explanou suas ideias sobre o tema.
O painel foi curto, premido pela escassez de tempo, mas substancioso. Os convidados falaram da importância de não engavetar escritos, de usar na crônica, além do humor e da poesia, também a crítica e a opinião, fizeram a distinção entre crônica e conto, enfim, apresentaram uma visão geral sobre o tema, de modo a acrescentar informações valiosas para o público, que acompanhou e comentou.
Abaixo o link pra quem quiser ver ou rever o painel:
Posts recomendadosVer Todos
A descoberta do Brasil e outros deslocamentos
Delicada e forte carpintaria literária
Diferentes emoções numa impressionante coleção de contos
Silêncio! Precisamos ouvir o canto da iara
Nas alturas escarpadas da estética
Falta de pensamento e de contato com a realidade, e a canalhice de sempre